Por Antonio Bendrot
Em outubro os olhos de muitos brasileiros estão voltados para Aparecida e também aqui em Nova Trento, mais uma vez o amor pela Mãe Aparecida reuniu grande número de fiéis que caminharam no dia 11 de outubro até o Oratório Nossa Senhora Aparecida, localizado em Baixo Salto. A peregrinação vem crescendo a cada ano e sempre ao entardecer do dia 11 um grupo de fiéis se reúne em frente à igreja Matriz e segue em direção ao Oratório. Muitos fiéis, de todas as idades, vão se juntando a peregrinação ao longo do caminho que passa pelo Trinta Réis.
É bonito ver algumas casas decoradas, outras famílias que saem para saudar os peregrinos e a imagem da Mãe Aparecida que vai abençoando a todos. O pedido de bênção para a família e a certeza de que não estamos desamparados é o que motiva e dá força a essa caminhada. A fé e a devoção popular muitas vezes comete seus deslizes, mas sem dúvida é também a piedade, mesmo do povo simples, através de suas orações que alimenta a vida da Igreja.
Durante o caminho entre orações, cantos e reflexões os peregrinos vão seguindo passo a passo, com confiança de chegar ao oratório. Chegando na ponte, em Baixo Salto, os fiéis podem conhecer melhor a história dessa devoção com a encenação do dia em que a imagem foi tirada das aguas pelos três pescadores. O rio, a rede, a pesca, a imagem com a cabeça separada do corpo e os pescadores que iniciaram toda essa devoção… Tudo isso acolhido com grande entusiasmo pelos fiéis aí presentes e uma bela queima de fogos. Após a encenação o padre Nelson abençoou as aguas do rio para que sempre sejam um sinal de vida para todos nós.
Caminhando até o oratório foi possível participar da santa missa, que é o ponto mais alto dessa peregrinação. A caminhada, seguindo os passos de Maria, nos leva ao encontro com o seu Filho Jesus que vem para dar novo sabor para nossas vidas, apresentando um vinho novo. Nesse momento, Maria sai de cena e nos deixa o grande conselho: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.
Que a cada ano mais pessoas possam participar desse momento de fé e devoção, para juntos venerarmos a nossa Mãe querida, Senhora Aparecida!