Por Pe. Gottardo,SJ
Sob os auspícios do manto da Mãe Aparecida, grande porção do povo de Deus do Brasil se reuniu no último fim de semana para festejar a Padroeira e Rainha do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e também o Dia das Crianças. No Oratório dedicado à Mãe Aparecida no Baixo Salto (NT) não foi diferente. As lideranças mais uma vez capricharam no planejamento e na execução dos festejos, quer na sexta-feira (11) quer no dia 12 (sábado). Não obstante o sol inclemente e o calor insuportável, o povo fiel não masca. Uma maravilha!
A Mãe de Deus, não importa o título, tem a prerrogativa de seduzir e arrastar multidões para ouvir dela a segura indicação: “fazei tudo o que ele vos disser” (cf. Jo 2,5). A Mãe sabe que tudo o que os filhos/as imploram com fé e pureza de intenção acontece, ou seja, Deus não é indiferente aos clamores dos filhos. Os efeitos da escuta da palavra do Divino filho, Jesus, produz comoção, alegria ao coração e milagres. A vida é transformada, pedras se transformam em pães e água se transforma em vinho.
Sem dúvidas, se a Mãe não tivesse o poder da intercessão, todos os convidados do casamento de Caná (cf. Jo 2,1-11), além do constrangimento dos anfitriões, teriam de contentar-se com água. Graças à intervenção de Maria, o banquete regado a vinho foi garantido, a festa dos convivas teve final feliz e os noivos puderam celebrar o amor na companhia do Vinho novo. A presença de Deus, ou seja do amor, do Espírito Santo, na vida, na festa e nas nossas comunidades é o que dá sabor, leveza e beleza a tudo.
Oração ao Vinho novo
Senhor, torne-nos conscientes do maravilhoso presente que nos dás na celebração de toda Eucaristia.
Que não desperdicemos este extraordinário dom, reduzindo-o a uma talha de pedra vazia que representa a religião chocha, bitolada e petrificada que nos mantém longe de Ti e dos nossos irmãos.
Que possamos, com tua graça, participar do banquete do Reino com alegria, e reconhecer a importância do Vinho novo do evangelho que dá sentido e sabor a tudo o que realizamos com palavras e obras.
Que o Vinho novo nos ajude, a exemplo de Maria, a enxergarmos e a nos anteciparmos às necessidades dos outros, e que não tenhamos vergonha de servir. Que não nos falte a coragem de interceder!
Que Jesus, o Vinho novo, derrube todos os ídolos que escravizam e matam, e transforme a água da mesmice, do comodismo e da religião balofa em vinho de beleza e de participação.
Que o Vinho novo nos ajude a retornar à rotina da vida em nossas casas e em nossos afazeres não mais com o jeito de pessoas entediadas, cansadas e desiludidas; mas com o rosto daqueles que encontraram o Deus da vida, o Deus do banquete, o Deus da festa.
Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, rogai por nós.
Confira mais fotos na galeria (clique na primeira foto para abrir e ver a sequência toda)