“Tu és sacerdote para sempre”
Diác. Mauro A. Costa
Um homem, um cristão, um sacerdote para sempre. Assim se pode definir o Pe. Egídio Bertotti. Assim emerge dos corações que participaram da Celebração Eucarística que rendeu graças a Deus pelo Jubileu Sacerdotal do Pe. Egídio.
Como era um momento especial foi escolhido também um horário especial para a realização dessa Celebração, que teve início às 10h do dia 08 de dezembro. Uma data agraciada por Deus; nela também a Igreja celebrou a Imaculada Conceição. Uma manhã, portanto, repleta de razões para se fazer presente na Celebração Eucarística.
Com o Pe. Egídio, concelebraram o Vigário Geral, Pe. Vitor G. Feller; Pe. Francisco de Assis Wloch, Pároco e reitor da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja (Brusque); Pe. Revelino Seidler, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Pe. Eder Cláudio Celva, Formador, Vice Reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes e Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja (Brusque) e Pe. Benno Brod, SJ, vigário nesta paróquia. Também serviram os Diáconos Moacir Carlos Valle, da Paróquia São João Batista; e o Mauro A. Costa, da paróquia São Virgílio. Na assembleia litúrgica estavam presentes, além de pessoas da comunidade e da família do Pe. Egídio, irmãos e irmãs de outras paróquias e da catedral Metropolitana, onde o jubilar e seu irmão, Pe. Luiz Bertotti (in memoriam) atuaram. Um povo que lembrou desse momento de ação de graças e, animados por uma equipe de cantos exemplar, deram o tom de alegria a essa celebração.
Antes da procissão de entrada, a sra. Eunice B. Cadorin, Coordenadora do CPP, se dirigiu ao Pe. Egídio com palavras de agradecimento por sua vocação e pelo exemplo de vida que ele, como padre, tem deixado para todos. Em seguida, com a entronização da imagem de Nossa Senhora à frente, foi entoado o canto da Ave-Maria – em latim – pelo sr. Valmir Bertotti. Uma entrada diferente, e com uma clara intenção em evidenciar para a assembleia a outra intenção da celebração, a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria. Na homilia, o Pe. Vitor, presidente da Celebração, abordou a temática das leituras e se referiu ao padre jubilar, congratulando-se com ele pelo momento especial que estava vivendo. Por sua vez, o Pe. Egídio, no momento da ação de graças, agradeceu a Deus, aos familiares e a todos que com eles celebravam esse momento vocacional. Após a benção final, foi registrado em foto a equipe litúrgica da celebração.
A vida de um homem se torna mais rica quando ele aceita o chamado de Deus para uma missão. O Pe. Egídio disse sim a Deus e, ao completar 60 anos de vida sacerdotal, deixa mais um exemplo da alegria e certeza de que, com Deus, a vida assume o melhor sentido. Um homem, um cristão, um sacerdote: parabéns, Egídio, nosso irmão! Maria está sempre com você até o fim dos tempos, do seu tempo; que esse tempo se alongue ainda mais.