Diácono Mauro Costa
No 4º Domingo do Tempo Comum – Festa da Apresentação do Senhor -, ocorrido no dia 02 de fevereiro deste ano, aconteceu a entrega da paróquia São Virgílio, a qual estava sob a administração dos jesuítas por mais de 90 anos. Na verdade, conforme se encontra implícito, a presença deles já ultrapassara 140 anos. O Vento os trouxe, e o Vento os levou. Esse Vento é o Espírito de Deus.
Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, D. Wilson Tadeu Jünck, a Celebração Eucarística teve um tom de muita gratidão. D. Wilson, logo na acolhida, definiu o tempo dessa presença religiosa em Nova Trento, como um “tempo de graças”. Com isso, ao longo da Celebração, evidenciou-se nos rostos da assembleia como nos rostos dos concelebrantes, a alegria por estarem ali, agradecendo a Deus por tudo de bom que Ele, por meio dos jesuítas – padres e irmãos – realizaram na vida da Igreja em Nova Trento.
Na ação de graças foram manifestadas palavras de gratidão aos jesuítas. O Diác. Mauro Costa citou alguns nomes de jesuítas, como o Pe. Sabbatini e o Ir. Pedro Purgatório. Esse último serviu a Deus na paróquia por 44 anos! Foi ele também quem catequizou a nossa Santa Paulina. Nesse momento, foi dada a palavra para a superiora provincial da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, Rosani Lundin, a qual registrou também seus agradecimentos por tudo de bom realizado pelos jesuítas. Em seguida, o representante da Banda Pe. Sabbatini, Maurino Amorin, acrescentou mais agradecimentos aos jesuítas, de modo especial quanto à fundação dessa Banda que se tornou uma das obras vivas da presença jesuíta em Nova Trento.
Também falaram os padres José Nelson, Benno Brod e Roberto. Cada um fez ao seu modo os seus agradecimentos. Também comunicaram onde irão trabalhar pelo Reino, ou seja, as suas novas missões.
Ao final da celebração, todos foram convidados para um lanche no Salão Paroquial e degustar a apresentação da Banda Sabbatini.
Sem dúvida, uma manhã de gratidão. Que o Vento que leva os jesuítas anime sempre mais as suas vidas vocacionais. E que tudo seja para a maior Glória de Deus.