Celebração em 4 de dezembro de 2016 da renovação dos compromissos e reafirmar o desejo de servir o altar do Senhor.
O Grupo de Coroinhas da nossa Paróquia é formado por crianças e adolescentes na idade de 07 a 14 anos, temos um grupo de aproximadamente setenta coroinhas, são crianças e adolescentes que sentiram um chamamento interior para servir a Deus com maior proximidade.
Encontro de Formação com os coroinhas das diversas comunidades
Com o desejo de caminhar em comunhão, nossa Paróquia realizou “encontros de formação” para os coroinhas das diversas comunidades. Foram quatro grandes encontros, com início em 29 de agosto de 2015 onde eles tiveram formação espiritual e prática quanto ao serviço do altar. No final desses quatro encontros, todos os coroinhas foram instituídos na celebração da Santa Missa, presidida pelo Pároco Pe. Roberto Gottardo, que também revestiu cada coroinha com as novas vestes litúrgicas.
Os encontros se davam em dois momentos: teórico e prático.
Em 12 de dezembro de 2015 a Paróquia são Virgílio celebra a admissão de 70 novos coroinhas.
O seminarista Eduardo Senna foi fundamental para que todo processo de formação se tornasse realidade. Manifestamos nossa gratidão pela qualificada presença na paróquia.
Na Igreja Matriz temos atualmente um grupo de dezessete coroinhas que se reúnem quinzenalmente, eles possuem uma escala para as missas no final de semana.
Tem como Coordenadoras as Senhoras Denise Fantini e Isabel Orsi com apoio dos seminaristas.
Além das formações realizadas pela paróquia temos formações anuais com a Irmã Clea Fuck que é a Coordenadora Geral dos Coroinhas na Arquidiocese.
O Coroinha é uma figura imprescindível no altar de Deus, pois ele é um filho de Deus que foi escolhido para servir de forma mais ampla e para exercer o ofício passa por várias formações, a fim de entender, executar e manter viva a chama dos Ritos específicos da Santa Celebração. A formação destas crianças e adolescentes é de suma importância para a Igreja católica, uma vez que dentre deles, certamente surgirá mais tarde um sacerdote consagrado ou uma religiosa.
Ser coroinha é estar a serviço: a serviço do altar e do próximo. Servir ao altar não é apenas ajudar o padre, transportar os objetos litúrgicos ou executar as funções que lhe são próprias. Servir ao altar é muito mais: é participar do Mistério Pascal de Cristo, ou seja, da Paixão-Morte-Ressureição de Cristo. Servir ao altar é estar aos pés da cruz, é contemplar o Cristo ressuscitado com os olhos da fé e viver alegremente o Evangelho
Queremos convidar você, menino, menina, para ser coroinha. Os encontros acontecem quinzenalmente sempre no sábado às 10h na Igreja Matriz. Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a secretaria paroquial, ou com as coordenadoras.
Participe conosco. Esperamos por você!
Oração
Senhor Jesus Cristo, que me chamastes ao ministério de coroinha dá-me coragem para atender o seu chamado. Abençoa meu serviço dentro da comunidade quero exercê-lo com respeito e alegria, testemunhando a todos o teu amor. Abençoa também minha família, meus amigos e minha vocação. Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, preserva-me de todas as distrações nesta oferta a teu filho sobre o altar. Santo Anjo da Guarda, protege-me. São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, rogai por nós. Amém.”
São Tarcísio, rogai por nós!