Por Rosimara Bernhardt (Coordenadora Paroquial da PPI)
Na intenção de unir e fortalecer a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), a coordenação paroquial promoveu um momento celebrativo seguido de confraternização para, juntos, refletirmos e principalmente agradecermos a Deus pelas atividades desenvolvidas em 2019.
Neste sentido foi realizada na última quinta-feira (5), às 19h30, na Capela do Santíssimo uma missa em ação de graças. O celebrante foi o nosso querido pároco, Pe. Roberto J. Gottardo (SJ). Foi dele a brilhante ideia de implantar essa pastoral em nossa paróquia; fê-lo a partir da constatação de tantos idosos vivendo na solidão. Na homilia, fez questão de lembrar aos agentes que a verdadeira expressão do inferno é a solidão absoluta. Falou-nos também que essa pastoral, pela quantidade de idosos que há em nossa paróquia, necessitaria de pelos menos cinquenta agentes para atender todas as demandas.
E como é bom fazer as visitas, muitas vezes sentimos uma indisposição antes de fazê-las, mas quando retornamos das mesmas sentimos revigoradas, animadas, cheias de ânimo. Aprendemos muito! Sem falar do carinho e da amizade que se constrói. Alguns idosos aguardam ansiosos pelo dia da visita, recordam exatamente o dia em que estivemos na última vez e pedem insistentemente para voltarmos novamente. É tão pouco o que fazemos, mas como é importante para eles…
No final da celebração Pe. Roberto recebeu uma singela homenagem, pela sua dedicação, apoio e ensinamentos, e também pela sua presença tão carinhosa e marcante na vida de todos, principalmente junto aos idosos que sente um carinho tão especial.
Agradecemos a presença de todos, principalmente o Maurílio Mazzola e Leila Voltolini pela disponibilidade em ajudar-nos na animação da missa.
E para tornar ainda mais especial o momento, após a eucaristia, dirigimo-nos a uma pizzaria para nos confraternizarmos. E como foi bom!
Lembrete importante: A próxima formação para agentes da PPI acontecerá nos dias 6 e 7 de junho de 2020. Anote e venha!