De origem romana, nasceu em 335 ou 365. Sua mãe é a Santa Maxência, que tinha mais dois filhos. Foi, a partir de 385, o terceiro bispo de Trento. Trocou cartas com Santo Ambrósio, São Simpliciano e São Crisóstomo. Marcou a vida do bispo São Virgílio o martírio de três de seus auxiliares em terra de missão, Sisínio, Martiro e Alessandro, após realizarem dez anos de evangelização na região de Trento. O Bispo Virgílio foi, descalço, com os tamancos na mão, ao local do martírio e ali rezou e recolheu as relíquias dos santos mártires. Santo Agostinho, contemporâneo, tomou conhecimento destes martírios. Em situação semelhante, a 26 de junho do ano 400 ou 405, São Virgílio foi martirizado a pedradas após uma pregação em ambiente pagão, onde ele destruíra a estátua do ídolo no Rio Sarca.
Na arquidiocese de Trento, Itália, há 15 paróquias em que São Virgílio é o Titular ou co-padroeiro. Aqui em Nova Trento, na atual praça Getúlio Vargas, foi construída, entre 1875 e 1876, a primeira capelinha dos migrantes, trentinos,t endo como padroeiro São Virgílio.
Oração
Ó Senhor nosso Deus e Pai, pelo exemplo inspirador de São Virgílio, nosso Padroeiro, criai em nós o gosto pelo trabalho da evangelização e fazei de nós verdadeiros apóstolos da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que sejamos verdadeiras testemunhas, vivenciadores do Evangelho em nossas comunidades. Olhai nossas necessidades, ajudai-nos para que possamos receber as consolações e auxílios do céu em todas as tribulações e sofrimentos. Protegei nossas famílias. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que Convosco Vive e Reina, na Unidade do Espírito Santo. Amém!”
São Virgílio, Rogai por nós!