Diác. Mauro Costa
A igreja matriz, uma dentre as trinta comunidades da paróquia, estava cheia. Era perceptível nos rostos dos fiéis a alegria em estarem ali naquela hora para participar da missa, cuja intenção foi a de agradecer a Deus por todos esses anos da paróquia. Com eles, congratulavam-se também os bispos, os padres, o diácono, os seminaristas e as religiosas; alguns desses também eram ou ainda são paroquianos.
Com a presença de dois Bispos, D. Vito Schlickmann (bispo emérito) e D. Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo Metropolitano, a Celebração recebeu um tom ainda mais solene. D. Wilson a presidiu e imprimiu ainda mais essa alegria evangélica ao longo da liturgia. Em sua homilia, agradeceu a todos pela dedicação para com a paróquia, sinalizando para todos os que serviram a Deus nela, e que já partiram para a eternidade. Dirigiu-se aos fiéis que completaram 90 anos e que foram convidados especiais para participarem dessa missa, agradecendo a eles pelo testemunho cristão na paróquia. Exortou a todos que continuassem com mais alegria e perseverança no testemunho de fé com suas vidas cristãs.
Na ação de graças, o pároco Pe. Roberto J. Gottardo tomou a palavra, reforçou os agradecimentos as pessoas que por anos têm servido ao Povo de Deus na paróquia, dentre elas, a sra. Eunice Cadorin Bittencourt – Coordenadora do CPP -, da sra. Enelita Medeiros – Coordenadora do CPC da comunidade da matriz e da sra. Denair A. Scalvin da Costa – secretária paroquial por mais de trinta anos. Em seguida, falou do trabalho missionário que será realizado em toda a paróquia por seminaristas da arquidiocese de Florianópolis, da Diocese de Blumenau e da Diocese de Tubarão. Ainda nesse momento, o bispo D. Wilson abençoou a água que os missionários iriam aspergir nas casas que visitarão nas comunidades da paróquia.
Após a benção final, muitas fotos registraram momentos significativos, de modo especial a que registra a presença das pessoas com 90 anos. Sem dúvida, mais uma para os arquivos iconográficos da paróquia. Em seguida, todos foram convidados para assistir a queima de fogos comemorativos em frente à igreja matriz, o qual simbolizou uma gaudia explosão dos corações dos presentes.
No salão paroquial ocorreram mais dois momentos em comemoração aos 90 anos da paróquia. Nove bolos brancos foram trazidos para a degustação, cada qual representando uma década dessa história cristã. Também ali se aproximaram da mesa as pessoas com 90 anos, e sob a benção de D. Wilson todos os presentes mais uma vez agradeceram a Deus. Logo em seguida, foi apresentado um Documentário em vídeo sobre esses noventa anos, precedido por uma exposição iconográfica (fotos) extraídas do arquivo paroquial. Com isso, foi finalizado a noite do dia 4 de outubro. Uma noite onde todos saíram com o coração cheio de gratidão.
Não há dúvidas que muitos desafios virão com a despedida dos jesuítas. Afinal foram 140 anos que eles serviram a Deus em Nova Trento, antes, inclusive, da constituição paroquial nessa cidade. Porém, com fé e se abrindo à vontade de Deus, com a presença intercessora de Nossa Senhora do Bom Socorro, São Virgílio e de Santa Paulina, os paroquianos seguirão em frente as suas vidas. Aqueles que aprenderam a lição “em tudo amar e servir” (lema jesuíta), saberão discernir seus passos com as mudanças que ocorrerão a partir de 2020. E que tudo seja feito para a maior glória de Deus!
Confira mais algumas imagens desse evento tão importante para todos nós.