Epifania do Senhor – solenidade

A origem oriental desta solenidade está implícita no seu nome: Epifania (revelação, manifestação). Os latinos usavam a denominação festividade da declaração ou aparição com o significado de revelação da divindade de Cristo ao mundo pagão através da adoração dos magos, aos judeus com o batismo nas águas do Jordão e aos discípulos com o milagre…

Leia mais...

Santos Inocentes – mártires

A Igreja honra como mártires este coro de crianças, vítimas do terrível e sanguinário rei Herodes, arrancadas dos braços de suas mães em tenra idade para escrever com seu próprio sangue a primeira página do livro de ouro dos mártires cristãos e merecer a glória eterna segundo a promessa de Jesus: “Quem perder a vida…

Leia mais...

São João Câncio – presbítero

Vladislau III Jagelão, lituano, chefe de grande dinastia, converteu-se ao cristianismo por amor ao trono da Polônia, antes que por amor à princesa Edniges, herdeira da coroa. Entre as boas coisas realizadas enumera-se a criação em 1400 da célebre Universidade de Cracóvia. Nela, poucos anos depois, ocupou a cátedra de filosofia e teologia João Câncio,…

Leia mais...

Santa Maria Vitória de Fornari-Strata – viúva e religiosa

Pouco depois de sua morte, a bem-aventurada Maria Vitória apareceu a uma sua devota admiradora usando três vestes: a primeira era de cor escura, mas enfeitada de ouro e prata; a segunda também era escura, mas enfeitada com gemas luzentes; a terceira era azul-branca, com branco fulgurante. Prescindindo da sua historicidade, essa visão resume os…

Leia mais...

Comemoração dos quatro anos do TERÇO DOS HOMENS

Por Rosimara Bernhardt Na última segunda-feira (8) os HOMENS DO TERÇO se reuniram para, juntos, comemorar os quatro anos deste Movimento em nossa paróquia. O início foi tímido, mas aos poucos foi se robustecendo até chegar, na máxima euforia, a 324 participantes. Um ano depois teve início o terço das mulheres. Pe. Roberto Jerônimo Gottardo, SJ,…

Leia mais...