Seminarista José Gabriel
Ser Igreja é ser comunidade e ser comunidade significa importar-se com o outro. Nesta dinâmica, a última sexta feira, 06 de setembro, foi marcada pela reunião paroquial em que se fez presente boa parte das comunidades de nossa paróquia. O intuito do encontro foi fazer uma avaliação do primeiro semestre deste ano e também uma explanação dos acontecimentos que serão realizados neste segundo semestre.
Mês da Bíblia
Sabemos que a atenção dedicada à Palavra de Deus deve ser feita sempre, não só neste mês. Contudo, a Igreja no Brasil nos convida a dedicarmos ainda mais zelo pela Sagrada Escritura, em setembro. Assim sendo, Padre Roberto, nosso pároco, meditou, com os presentes, sobre a primeira carta de São João, tema do mês da Bíblia deste ano: “Nós amamos porque Deus primeiro nos amou” (cf. 1Jo 4,19).
Após a bonita meditação sobre o Deus de amor que nos cria e nos chama a andar na luz, junto dele, o Diácono Mauro fez um provocante questionamento: “Depois da visita pastoral de nosso Arcebispo, o que mudou na sua comunidade?”. Cada comunidade foi convidada a partilhar com os demais as mudanças e evoluções ocorridas após a visita de Dom Wilson. Algumas apresentaram bom êxito, enquanto outras ainda caminham, com dificuldades. Mudar velhos hábitos não é fácil!
Mês missionário extraordinário
Estamos também nos aproximando do mês de outubro. Este ano, o Papa Francisco convida a Igreja a dedicar-se durante este mês às missões. Sair de si e ir ao encontro do outro é um elemento essencial da identidade cristã.
Deste modo, esteve entre nós, Padre Paulo Stippe, formador da etapa do Discipulado, em Azambuja e o seminarista José Gabriel, que realiza seu estágio pastoral na paróquia. O objetivo da vinda foi apresentar e motivar as Missões que acontecerão na Paróquia São Virgílio nos dias 04-06/10. Cerca de 40 pessoas, entre padres e seminaristas, estarão em Nova Trento para, junto com os paroquianos, realizarem visitas nas casas e conhecer a maior paróquia da Arquidiocese de Florianópolis (número de capelas, 30).
90 anos do decreto que instituiu a Paróquia São Virgílio
O Encontro com as lideranças serviu também para lembrar da celebração em ação de Graças pelos 90 anos de nossa paróquia que no dia 3 de outubro comemora seu 90º aniversário. A festa será bonita, contando com a presença de todos os seminaristas da Arquidiocese de Florianópolis e da Diocese de Tubarão, com seus formadores.
Celebrar tantos anos de paróquia é perceber o quanto Deus é bom para conosco, que jamais nos deixa caminhar sozinhos. Contamos com a presença de todos os paroquianos, para juntos agradecermos ao Senhor tantas histórias e acontecimentos. Agradecemos, também, aos padres da Companhia de Jesus, por dedicarem suas vidas, durante tanto tempo, em nossa paróquia.
Aproxima-se o dia da despedida
Palavra do Pároco! Padre Roberto anunciou, oficialmente, a saída dos padres jesuítas das atividades paroquiais em Nova Trento. No dia 02 de fevereiro de 2020, os padres jesuítas se despedirão de nossa paróquia, entregando-a com carinho ao nosso Arcebispo, Dom Wilson, primeiro responsável pela nossa paróquia, que a confiará a outro pároco, não jesuíta.
Padre Roberto agradeceu todos os anos dedicados aqui, mas relembrou que o Espírito Santo age na história e é preciso aceitar o novo e abraçar novos campos de missão (cf. Lc 4,42-43). Ressaltou ainda que não se deve dar ouvidos aos fofoqueiros de plantão, daqueles que ficam especulando sobre novos e/ou velhos padres que virão; daqueles que não veem com bons olhos e resistem às mudanças.
Temos um ano cheio de celebrações e motivações, somos convidados a nos entregarmos e participarmos com ânimo e alegria de cada uma delas. A comunidade só existe quando caminhamos unidos na missão. Somos chamados a ser sal e luz, vida e alegria em nossa paróquia. Façamos, com o coração sincero: “Tudo para a maior glória de Deus”.