Por Rosimara Bernhardt
No contexto e véspera da 28ª Festa de Santa Paulina, no sábado 13 de julho, foi realizada, às 15h, a missa no Santuário Santa Paulina com a participação dos coordenadores dos CPC das capelas bem como dos Coordenadores dos Movimentos e Pastorais da Paróquia São Virgílio. Todos foram bem acolhidos pelo Pe. Napoleão e pelas Irmãzinhas da Congregação de Santa Paulina.
A missa foi presidida pelo nosso Pároco, Pe. Roberto J. Gottardo,SJ. Já no início da celebração o celebrante destacou que celebrar a memória de Santa Paulina é ocasião imperdível para os fiéis lembrarem de que todos os cristãos são chamados a cultivar uma vida de santidade.
À Luz do evangelho do dia (cf. Mt 10,24-33) Pe. Gottardo deixou claro os discípulos de Jesus não devem procurar e/ou esperar um destino diferente daquele do seu Mestre. Se Jesus foi caluniado e chamado de Belzebu, o príncipe dos demônios, seus seguidores também serão caluniados e incompreendidos.
No curto evangelho que ouvimos a expressão “não temais” aparece três vezes. É uma espécie de estribilho nos evangelhos. A coragem dos amigos de Jesus deve manifestar-se tanto no falar com clareza como no testemunhar com fatos a mensagem de Cristo, não temendo a perseguição e a morte do corpo. “Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” (v. 33).
Tanto o temor dos discípulos como a nossa tibieza surge da falta de fé em Deus e da falta de liberdade interior. Para seguir a Cristo, devemos ser capazes de negar a nós mesmos (cf. Mt 10,37-39). Produz até calafrios, mas quem não está disposto negar-se a si mesmo nega a Cristo, como o fez Pedro (cf. Mt 26,69-75).
Pe. Roberto motivou ainda a oração do Pai Nosso evocando todos os cristãos que são perseguidos e/ou incompreendidos por causa da fé, em especial rezou pelo nosso querido Papa Francisco e por todos os cristãos que padecem de “anemia espiritual”, para que se curem e comecem a servir a comunidade.
Gratidão às capelas que tiveram a bondade de participar do evento. Que Santa Paulina interceda por todos nós e que tenhamos coragem de anunciar e viver o Evangelho com alegria, sempre visando a maior glória de Deus.
Santa Paulina, rogai por nós.