Por Antonio Bendrot
No último domingo (8) aconteceu a tradicional carreata de São Cristóvão organizada pela comunidade de Ponta Fina Sul, cujo padroeiro é São Cristóvão. A carreata contou com grande número de carros e caminhões de várias empresas do município que já começaram a movimentar as estradas antes das 8h da manhã. Ao final da mesma, o padre Nelson aspergiu água benta em todos os carros e motoristas como sinal de benção e proteção para todos os participantes.
No início da missa foi lembrada a história de São Cristóvão (cristóforos = aquele que carrega Cristo. Com a participação de um grande número de pessoas na missa foi possível sentir o quanto é grande a devoção a esse santo protetor de motoristas e viajantes. Que essa mesma devoção seja reforçada no exemplo de conduzir as pessoas ao encontro de Cristo.
São Cristóvão sempre desejou servir o maior rei que existisse no mundo e só satisfez esse desejo ao conhecer todo o poder de Jesus Cristo. Orientado por um monge ele descobriu que a melhor maneira de servir esse Rei era fazendo o bem, que no seu caso seria ajudar as pessoas a atravessarem um rio caudaloso. O serviço aos mais fracos e o seu testemunho nos mostram como viver sendo um verdadeiro cristão.
O evangelho do dia (23º domingo > cf. Lc 14,25-33) arrematou essa reflexão feita pelo padre Nelson. Não há seguimento a Cristo sem renúncia de si mesmo para servir o Reino de Deus e o próximo. Todo o serviço realizado com amor e sem nenhum interesse agrada a Deus. Esse serviço pode ser no seu ambiente de vida ou fora dele. Mas sem dúvida é na comunidade que damos maior testemunho de doação.
Após a missa a festa continuou no salão da comunidade com a presença dos festeiros e comunidade em geral. Um ambiente alegre e de confraternização pode ser sentido. Agradecemos a cada um pela presença, participação, colaboração e organização da festa.
Que São Cristóvão rogue a Deus por nós e nos alcance a graça de ser fiéis a Deus, respeitando as leis de trânsito, buscando preservar a vida e testemunhando o evangelho nas estradas.