Por José Vítor Fernandes Azevedo
Seminarista da Arquidiocese de Florianópolis
Terceiro ano da Etapa Configuradora
Louvado seja Jesus Cristo sempre jovem! Amados jovens, acreditando na promessa de Deus que enviara o seu Espírito para permanecer conosco e nos fazer conhecer a verdade, eis que por esse mesmo Espírito iniciamos um novo projeto. Do Espírito fluem coisas novas e a criatividade é sempre garantida. Com o intuito de responder ao apelo dos jovens que gostam sempre de experimentar coisas novas, queremos iniciar uma série de conversas e partilhas a respeito de temáticas jovens.
Esse projeto nasce com o objetivo de ajudar na evangelização e formação da juventude. Por isso, ansiamos também sua ajuda para nos iluminar e trazer temas que respondam a necessidade dos jovens.
Nesses nossos primeiros encontros, iremos percorrer as paginas da Exortação Apostólica pós-sinodal Christus Vivit, na qual o santo padre Papa Francisco escreve diretamente para nós jovens e para nossa Igreja. Logo no primeiro ponto da Christus Vivit, o papa exorta a todos os Jovens:
“CRISTO VIVE: é Ele nossa esperança, e a mais bela juventude deste mundo! Tudo que Ele toca se torna jovem, se torna novo, se enche de vida. Por isso, as primeiras palavras que quero dirigir a cada um dos jovens cristãos são: Ele vive e te quer vivo!”
Sim Jovem! Cristo Vive e quer-te ver vivo também. Tantas vezes caminhando pelas estradas deste mundo, nas idas e vindas dessa vida, encontramos tantos jovens que não vivem mais. Jovens que por vezes estão apenas sobrevivendo às realidades da vida. Jovens cansados, que parecem estar sempre a dar um último suspiro.
O papa faz-nos um apelo muito forte, uma exortação que vai direto ao nosso coração de jovem: Ele vive e te quer vivo! Para saber que Cristo está vivo como o papa nos afirma, é preciso deixar que o nosso coração seja encontrado por esse Deus vivo e verdadeiro. Esse é o primeiro passo que somos convidados, o de deixar com que Ele nos encontre através das mais diversas experiências.
O jovem fará uma experiência com Cristo vivo nos retiros, nos encontros, nos grupos de jovens, na Palavra de Deus e na santa missa, ou seja, quando o jovem permite esse encontro, quando ele se torna Igreja é que ele faz a experiência com Cristo vivo.
E uma vez que deixamos nossa vida ser tocada por esse Deus vivo, sempre jovem, tudo se transforma, tudo fica novo, tudo toma um ar de novidade. Tudo que Deus toca, tudo que Deus encontra toma novos rumos, toma uma nova força. Basta olhar os inúmeros testemunhos das Sagradas Escrituras, ou até mesmo olhar testemunho de outros jovens de nossas comunidades, quando há um jovem tocado por Deus, ele muda totalmente sua maneira de ser e de agir. De modo que essa mudança não o torna “bitolado” ou um “rato de sacristia”, mas sim o torna um jovem que vive e experimenta a liberdade de ser um filho amado de Deus.
Jovens, não tenhais medo de deixar que Cristo toque sua vida e mude os rumos de seus caminhos. Permita-se viver os sonhos de Deus, permita-se ser tocado por esse Deus que te espera sempre para começar uma nova história.
Fica para nós a pergunta: será que como jovem estou vivendo ou apenas sobrevivendo? Será que estou permitindo que Cristo sempre jovem se encontre comigo diariamente? Será que vivo a novidade de Deus ou vivo sempre numa mesmice?
Eis a nossa reflexão! Seja Jovem, pois Cristo vive e quer que nós vivamos também!