Por Jaqueline Bosio
No último domingo (19) foi realizada na capela de Lageado festa em honra ao Padroeiro São Sebastião como também a despedida do nosso pároco, Pe. Roberto.
Com a capela lotada de fiéis Pe. Roberto Jerônimo Gottardo SJ, iniciou a homilia agradecendo a comunidade de São Sebastião, notadamente as lideranças, pela dedicação e generosidade no serviço à Igreja. É notória a participação e o envolvimento da comunidade nas atividades paroquiais. Vivem a dinâmica da Igreja entendida como experiência de “comunhão e participação”. É o que se espera e deve acontecer em todas as comunidades eclesiais.
Em uma bela homilia, ao refletir sobre a intuição de João Batista que ao ver Jesus, disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, falou que antigamente “tudo era pecado”; hoje, tudo parece ser normal; não há mais espaço para a culpa nem consciência do pecado. Tempos sombrios! Depois lembrou a todos que pecado do mundo (cf. Jo 1,29) não se confunde com os comezinhos pecados ordinários (mentiras, brigas, inveja, más ações, etc.), isto é, dos pecados dos homens. “Pecado do mundo” é um pecado que precede a vinda de Jesus e que constitui terrível obstáculo à ação de Deus na história.
O fundamento do pecado do mundo reside na idolatria, na soberba e na incredulidade: “Ele veio para o que era seu e os seus não o receberam” (cf. Jo 1,11). Hoje, infelizmente, o mundo está repleto de ídolos, de vícios e de gente vadia e rebelde. Há o deus dinheiro; há o deus poder; há o deus celular, há o deus eu, etc. Enquanto isso, a dinâmica do reino padece.
Antes da benção final da celebração, a comunidade preparou uma pequena e singela homenagem ao Pe. Gottardo. Enquanto se lia a mensagem e se cantava a linda canção, “Fica sempre, um pouco de perfume, nas mãos que oferecem rosas, mas mãos que sabem ser generoso”, uma liderança foi escolhida para entregar-lhe um presente. Com o coração feliz e agradecido a comunidade agradeceu pelos anos de dedicação e por todos os ensinamentos transmitidos.
Após a missa festiva a festa prolongou-se no galpão a todo vapor… Muita gente, graças a Deus. O CPC da comunidade agradece a todos os que participaram e, de alguma forma, colaboraram com o êxito da festa. Que o mártir São Sebastião abençoe todos!