Por Enelita Medeiros Tomazoni (Coordenadora do CPC)
Na última sexta-feira (30), das 19h30 às 21h30, na sala de reuniões, aconteceu importante encontro para um breve estudo sobre a Primeira Carta de São João, a propósito do mês da Bíblia/2019. Enseja-se que este estudo anime as famílias a se encontrarem através dos círculos bíblicos e a se tornarem fermento de comunhão fraterna.
O orientador Pe. Roberto preparou com esmero e cuidado um texto com 10 pontos para a nossa reflexão/estudo. Na verdade, o estudo representou um breve passeio pelos cinco capítulos da Carta e ficamos embevecidos com tanta sabedoria e unção. Como não admirar a profundidade dos escritos de João!
Para o evangelista João a vida cristã deve ser um reflexo da própria vida Trinitária. Deus é luz. Tantos os fiéis como a comunidade cristã devem se comprometer em andar na luz. Refletimos bastante sobre a radical afirmação: “Quem ama o seu irmão permanece na luz, mas quem odeia o seu irmão está nas trevas” (cf. 1Jo 2,10-11).
À luz da palavra de Deus parar e rever o estilo de vida é preciso que estamos levando. Por que se examinarmos como andam as nossas relações intrafamiliares e em comunidade cristã e/ou mesmo o panorama brasileiro (polarização política, onde o ódio viceja qual praga), cabe a pergunta: Alguém se salvará?!
No estudo ficou muito claro para todos que a vida cristã é “amor aos irmãos” que reflete em nós o amor que está em Deus. Quem não ama não conhece a Deus porque nele não vive a vida de Deus. O amor vem de Deus (“Deus é amor”) e o amor de Deus se torna visível quando vivemos o dinamismo do amor aos irmãos (cf. 1Jo 4,11).