Por Rosimara Bernhardt
Há dois fatos importantíssimos no evangelho narrado por João: a Última Ceia o discípulo amado, repousa a sua cabeça no peito de Jesus (cf. Jo 13,23) e na cruz, onde o soldado abre o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34) que nos ajudam deveras a compreender o apelo de Jesus, feito em 1675, a Santa Margarida Maria Alacoque:
“Eis o coração que tanto tem amado os homens. No entanto, não recebo da maior parte das pessoas senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças… Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares…”.
A comunidade Sagrado Coração de Jesus (Ribeirão Veado) parece ter despertado para este profundo apelo de Jesus. O senhor Antônio Till, sob a orientação e apoio de Pe. Roberto J. Gottardo, SJ, nosso pároco e diretor espiritual do Sagrado Coração de Jesus, está decidido a articular as famílias para implantar o Movimento do AO tanto em Ribeirão Veado como em Trombudo. Trata-se de uma devoção que agrega a família e robustece a fé da Igreja.
Neste sentido, na última sexta-feira (2) às 18h ocorreu um momento de adoração ao SS e, em seguida, foi celebrada a missa, presidida Pe. Roberto, e lançadas as sementes do evangelho para que o AO germine e cresce naquela capela. Antes da bênção final foram lidas as 12 Promessas do Sagrado Coração e sublinhado a força inspiradora que brota do Coração amoroso de Deus.
O senhor Antônio explicou que imagem do Sagrado Coração de Jesus, permanecerá um mês em cada residência. Foram sorteadas todas as famílias que vão abrigar em seus lares a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus. Não obstante o frio cortante, os moradores não decepcionaram e bastante animados se fizeram presentes demonstrando o amor que devotam ao seu Padroeiro. Sem dúvida, um momento importante para todos eles.
No final da celebração Pe. Gottardo agradeceu ao senhor Luiz Mayer e a senhora Rosita Valle Tridapalli por terem aceito o convite para animar a missa. E como fizeram bonito! Agradeceu também ao senhor Nereu Eccher que sempre está disponível para enfrentar as estradas ruins do interior, ainda mais quando se encontra lamacenta devido às chuvas. Aplaudiu e elogiou também as pessoas que compareceram de Trombudo.
Todos saíram consolados e felizes da celebração. Que venham, os frutos!