Diac. Mauro Costa
No último dia 31 de julho a Igreja celebrou a Festa de Santo Inácio de Loyola, um dos grandes santos que constitui a égide celeste, e fundador da Companhia de Jesus, da qual pertencem os padres e irmãos jesuítas. Uma Ordem Religiosa que muito tem agraciado a Igreja com centenas de santos, verdadeiros modelos de vida cristã; e também atuações em inúmeros campos de pastoral, como ensino, missões ad gentes, paróquias, dentre outras. Homens que decidiram dizer sim a Deus a partir do caminho de Santo Inácio.
Em nossa paróquia, os padres e irmãos jesuítas estão presentes há mais de 140 anos, cada qual colaborando com Deus em sua Obra. Com eles, Deus pode escrever na vida de cada paroquiano; e o escrito de Deus anima os paroquianos a perseverarem na fé. Uma fé que permanece firme diante dos constantes desafios das mudanças.
Nesse dia, os jesuítas se congratularam com os paroquianos. Pela manhã e ao meio-dia, vivenciaram momentos de alegria, fraternidade e fé. Relatos da vida jesuíta na paróquia, contos e causos, mas, sobretudo, evidenciou-se a confraternidade. Na parte da noite, a Celebração Eucarística foi o momento ápice. Os jesuítas que concelebraram – Pe. Benno, Pe. Nelson e Pe. Roberto – compartilharam a alegria de suas vocações, a qual estava estampada nos rostos de cada consagrado. Na homilia, destacou-se a história de Santo Inácio e as obras dos jesuítas em todo o mundo. E no momento da bênção final, foi rezada a de Santo Inácio e o povo que participou foi convidado a se aproximar à frente do altar; e na fé receberam a bênção final. Em seguida, foi registrado o momento com uma foto.
Santo Inácio certamente foi agraciado por Deus com a vida eterna. E seus filhos e filhas, jesuítas e colaboradores (as), que se exercitam diariamente na oração, discerne a vontade de Deus e a executam, podem também colaborar para a Obra Divina, a construção do Reino, tão querido por Jesus Cristo. Afinal, a melhor ação é aquela que busca sempre a maior Glória de Deus!