Por Rosimara Bernhardt
Impressionou a quantidade de devotos que compareceram neste domingo, 14 de julho, para celebrar e festejar a padroeira da comunidade Sacro Cuore di Maria (Morro da Onça). A capela se tornou pequenina para abrigar tantas pessoas. A celebração da Eucaristia aconteceu às 10h e foi presidida pelo nosso pároco Pe. Roberto J. Gottardo, SJ e muito bem animada com a estreia das crianças Karlo (11 anos) com a gaita e Pedro (8 anos) na bateria, junto com seus pais. Uma beleza.
Falou-nos Pe. Roberto em sua reflexão sobre o Evangelho do dia “o Bom Samaritano” (cf. Lc 10,25-37), que o “homem” atacado pelos bandidos e moribunda na estrada pode ser qualquer um de nós, ou pode ser a comunidade e/ou também a Igreja, constantemente agredida por tantos pecados e indiferenças de todos nós. A parábola é autobiográfica, ou seja, o Bom Samaritano é o próprio Jesus, que vem ao nosso encontro e se interessa por nós, nos carrega no colo, cura as nossas feridas, as nossas dores, os nossos sofrimentos.
O Deus de Jesus é compassivo e misericordioso, a única coisa que Ele sabe fazer é amar. Diferentemente dos religiosos (sacerdote e o levita) que seguem cegamente as leis da religião, – não agem por maldade -, o herético samaritano dá uma lição extraordinária de solidariedade, de cuidado e de comprometimento com a vida. Comove-se diante da agonia daquele homem e o socorre. Deveria ser o modo de proceder de todo cristão.
Ante da benção final, o Coordenador do CPC da comunidade, Lindomar Franzoi, agradeceu a presença e a participação de todos. Aproveitou o ensejo para convidar ao delicioso churrasco no galpão adjunto a capela.
Sem dúvida, a comunidade caprichou na organização e execução da festa. A alegria estava estampada nos rosto de todos. A Madonna merece. Parabéns! Que Nossa Senhora continue intercedendo junto de Deus Pai, Filho e Espírito Santo por todos nós derramando abundantes bênçãos. Amém.